O Surf Clube de Viana (SCV), como parceiro, participou no 3º exchange meeting do projeto Sustainability and Environmental Education in Outdoor Sports (SEE), que decorreu de 7 a 11 de março, em Vallon-Pont-d'Arc, em França.
Este evento, organizado pelo Centre de Ressources, d'Expertise et de Performance Sportives (CREPS), traduziu-se em mais uma experiência enriquecedora para partilhar e adquirir conhecimentos e competências com profissionais de desporto outdoor sobre práticas atuais de sustentabilidade e educação ambiental, tendo contado com a participação dos parceiros do projeto SEE e de especialistas externos.
A especialista convidada pelo SCV, o único parceiro português do SEE, foi Cristina Teixeira.
Cristina Teixeira, Técnica Superior do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) e a representante de Portugal no grupo de peritos Green Sports da Comissão Europeia, considera que a sua participação nesta iniciativa foi muito enriquecedora, sobretudo devido à sua metodologia.
“Além da parte teórica, na qual o conhecimento de especialistas em desporto outdoor e sustentabilidade foi partilhado, houve uma aplicabilidade prática deste conhecimento em atividades no terreno”, explicou Cristina Teixeira.
As modalidades colocadas em destaque pelo CREPS neste exchange meeting foram escalada, espeleologia e bicicleta de montanha.
Segundo João Zamith, presidente do SCV, este intercâmbio foi mais um grande contributo sobre como formar para respeitar a biodiversidade enquanto se praticam desportos outdoor.
“Para o SCV a sustentabilidade como parte integrante das atividades desportivas que desenvolve há muito que assume um lugar de destaque, por isso para nós é muito enriquecedor sermos um dos parceiros deste projeto europeu”, refere João Zamith e acrescenta “este já é o terceiro intercâmbio. E a partilha do know-how que é potenciada nestes eventos assume grande importância na construção dos referenciais europeus de sustentabilidade que pretendemos atingir com este projeto.”
Segundo Cristina Teixeira, a questão da sustentabilidade faz parte da agenda do IPDJ. “Gostaríamos que em Portugal se promovesse a sustentabilidade no desporto”, referiu.
O SEE, financiado pelo Programa Erasmus+ Sport, tem como objetivo principal fornecer boas metodologias pedagógicas que conduzam ao aumento das competências em sustentabilidade e educação ambiental dos agentes na área do desporto outdoor e garantam que os impactos dessas atividades sejam minimizados e mitigados.
Aqui podes saber mais sobre o projeto SEE: https://www.see-project.eu