Articles

Surf Clube de Viana mantém-se na crista da onda rumo à igualdade de oportunidades no surf europeu

Publicado em 07 / 09 / 2023

Uma comitiva do Surf Clube de Viana (SCV), constituída por dirigentes, treinadores e atletas de surf adaptado, participou no 1º International Adaptive Surfing Summit da Europa. Este evento final do projeto Development of Professional Skills in the Field of Adapted Surfing − INCLUSEA, do qual o SCV é parceiro, realizou-se de 27 a 30 de abril último, em Somo, na Cantábria, Espanha. Tendo reunido especialistas de toda a Europa, esta cimeira serviu de teste e validação do toolkit com metodologia de ensino para programas de surf adaptado, desenvolvida durante o INCLUSEA.

Este evento inovador, composto por workshops, palestras e atividades outdoor de surf adaptado, contou com mais de 200 participantes, de 14 países. 

Foi para testar a eficácia, validar as descobertas, discutir os resultados e desenvolver uma abordagem ascendente para fornecer programas de surf adaptado que reuniu treinadores de surf, instrutores, terapeutas, voluntários, surfistas adaptados, cientistas da saúde azul, cientistas do desporto, ambientalistas, federações de surf, clubes de surf, organizações sem fins lucrativos e outros stakeholders da comunidade de surf adaptado de toda a Europa.

O Surf Clube de Viana esteve representado por dez elementos: o presidente da Direção, João Zamith, cinco treinadores, Gonçalo Cruz, Tiago Prieto, Sofia Gonçalves, Renato Bentes e Daniel Mizrahi, e três atletas, Lucas Borges, Marta Paço e Tomás Freitas, sendo os dois últimos também elementos da Seleção Nacional de Para Surfing.

O evento foi um êxito, tendo contribuído para fornecer uma nova estrutura educacional baseada em evidências científicas e um conjunto de ferramentas de recomendações para programas de surf para pessoas com deficiência física e/ou sensorial.

“Foi um prazer contar com a equipa do Surf Clube Viana no INCLUSEA. Como referência europeia, com instrutores e atletas de renome mundial, a sua contribuição tem sido fundamental. Foram além do meramente desportivo e, em conjunto com os restantes parceiros, fizeram do surf uma poderosa ferramenta de inclusão e normalização social de pessoas com deficiência física e sensorial. É uma honra continuar explorando novos horizontes e seguirmos juntos em novos projetos que melhoram a vida de muitas pessoas”, refere Javier Cantera, chefe de fila do projeto.

A jornada europeia do surf adaptado, embora esteja ainda no início, já está a ser reforçada.  O projeto Blue Surf Fest é um evento inclusivo que terá lugar em Viana do Castelo entre 29 de setembro e 1 de outubro próximos. O projeto INCLUSEA II, englobando a deficiência intelectual, também já foi submetido à Comissão Europeia.

Alicerçado num consórcio europeu de sete organizações de cinco países e cofinanciado pelo Erasmus+ Sport, o INCLUSEA tinha por objetivo cocriar e desenvolver uma metodologia inovadora para o ensino do surf adaptado, capaz de promover uma maior inclusão e acessibilidade de pessoas com deficiência física e/ou sensorial a espaços azuis costeiros para fins competitivos, recreativos e/ou terapêuticos, ambicionando estabelecer um padrão comum europeu e internacional.

Liderado por La Sociedad Regional de Educación Cultura e Deporte do Governo da Cantábria (Espanha), tinha como parceiros o Município de Ribamontán al Mar (Espanha), o Surf Clube de Viana (Portugal), a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (Portugal), a Association Nationale Handi Surf (França), a Liquid Therapy (Irlanda) e o Deustcher Wellenreitverband EV (Alemanha).

Boas Ondas! Melhor Surf Adaptado!

 

Definições de Cookies

Este website utiliza cookies..

Alguns são necessários para o normal funcionamento do website.