Artigos

Viana do Castelo quer afirmar-se como centro de treino para futuros campeões de surf

Publicado em 05 / 08 / 2022

O Surf Clube de Viana (SCV) realizou dois Training Camps de surf, orientados pelo treinador olímpico de surf Llewellyn Whittaker, entre 9 e 15 de abril. Tendo por base operacional o Centro de Alto Rendimento de Surf de Viana (CAR Surf de Viana), estes eventos marcaram o arranque das High Performance Training Series do SCV, através das quais se pretende apoiar o desenvolvimento dos melhores surfistas europeus, contríbuir para se tornarem verdadeiros atletas e, desta forma, elevar o surf europeu a novo nível de qualidade e competitividade.

“Estamos a incutir disciplina, habilidades técnicas e um nível de excelência através destes training camps. As High Performance Training Series do SCV estão a estabelecer um patamar de surf como desporto profissional desde tenra idade, ajudando a melhorar o nível de surfistas da próxima geração”, refere Whittaker.

O primeiro destes treinos desportivos, de 9 a 12 de abril, contou sobretudo com a participação de sete atletas da Seleção Galega de Surf Júnior, que aproveitaram para fazer a preparação para a Copa de Espanha.


O Pro Junior Training Camp, para surfistas juniores de nível avançado ou de alto rendimento que competem a nível nacional ou internacional, aconteceu de 12 a 15 de abril e, além de dois atletas de formação do SCV, contou com  sete atletas internacionais provenientes da Irlanda, do Reino Unido, da Bélgica, da Alemanha, da França e de Portugal.


O programa de treino desportivo dos eventos foi dividido em duas vertentes, uma de evolução técnica, na qual LLewellyn Whittaker analisou as qualidades e os pontos a melhorar de cada surfista providenciando ideias, feedbacks práticos e mecanismos para os atletas progredirem tecnicamente, e outra de desenvolvimento da capacidade estratégica e competitiva, na qual a sua vasta experiência como competidor e treinador de elite permitiu-lhe aplicar drills específicos e identificar como os competidores poderiam melhorar estrategicamente para alcançar melhores scores, consistentemente, em competição.

Para o treinador olímpico, “o CAR Surf de Viana conta com equipamentos de qualidade para responder a qualquer nível de surfista. Tem uma equipa incrível, que tudo faz para criar o training camp perfeito.” Destaca também “a diversidade de ondas, permitindo o treino de todas as componentes de surf dos atletas, e o benefício adicional de não existir crowd, algo raro nos dias de hoje.”


Gonçalo Cruz, da organização, considera que, “para além do trabalho com um treinador de referência, estes training camps foram diferenciadores por terem-se focado em promover a melhor performance de cada surfista e em dar-lhes ferramentas para continuarem a evoluir como atletas. Todos os dias, o grupo seguia uma rotina específica de ativação matinal, deixando os atletas física e mentalmente prontos para o dia de treino e de recuperação à tarde, com recurso a técnicas de libertação miofascial e alongamento, mantendo a aptidão física ao longo do training camp. As sessões físicas complementares, de ginástica natural e com exercícios específicos de surf, estavam coordenadas com os feedbacks técnicos que cada atleta recebeu estimulando padrões motores para estes os aplicarem posteriormente na água. Tudo isto, associado a horários bem definidos e alimentação saúdavel, contribuiu para os jovens atletas começarem a desenvolver as bases que um atleta de alto rendimento deve ter.”


“Estas High Performance Training Series têm por objetivos serem, de futuro, uma grande oportunidade para os melhores juniores da Europa, afirmar o CAR Surf de Viana e Viana do Castelo como locais ideais para treinar campeões e contribuir, assim, decisivamente para a melhoria da qualidade do surf”, explica João Zamith, presidente do SCV.


Da carreira de Llewellyn Whittaker como treinador destacam-se ter acompanhado, na África do Sul, atletas como Adin Masencamp, Ethan Fletcher e Max Elkington, ter arrecadado uma medalha de prata nos World Junior surfing championships, Peron 2011, com a equipa júnior sul-africana. Nos últimos anos, foi treinador principal da Federação Alemã de Surf, acompanhando atletas como Leon Glatzer e qualificando-o para os Jogos Olímpicos de 2020.


Boas Ondas! Melhor Surf!

Definições de Cookies

Este website utiliza cookies..

Alguns são necessários para o normal funcionamento do website.