Artigos

World Surf Cities Network sai reforçada com a liderança de Viana do Castelo

Publicado em 10 / 16 / 2023

A cidade de Viana do Castelo foi palco da conferência anual da World Surf Cities Network (WSCN) de 27 a 30 de setembro. O surf vianense e, em especial, o programa “Náutica nas Escolas”, que poderá vir a ser implementado noutras cidades da rede, estiveram em destaque neste evento, um dos que registou maior número de representantes políticos. Aconteceu, pela primeira vez, em quatro municípios. Criou e atribuiu os WSCN Awards, tendo Viana do Castelo recebido o prémio “Cidade de Surf” e João Zamith, presidente do Surf Clube de Viana (SCV) o de “Personalidade” de 2023.

Na organização desta conferência anual da WSCN uniram-se Viana do Castelo, cidade membro da WSCN desde 2014 e que, além de ser Cidade Europeia do Desporto 2023, esteve na Presidência da rede este ano, Ericeira, membro fundador da rede, Nazaré e Matosinhos, municípios candidatos a membros. 

Foram 36 representantes, oriundos de 13 cidades de quatro continentes, que participaram nesta conferência anual, uma das que registou maior número de representantes políticos. Seis Presidentes de Câmara, seis Vereadores e dois Conselheiros Regionais. Também participaram mais de 50 representantes das comunidades surfistas locais, desde escolas, clubes e surfistas de Portugal de referência.

O inovador programa vianense “Náutica nas Escolas”, cujo modelo poderá vir a ser implementado noutras cidades da rede, e as infraestruturas náuticas que ajudam a materializá-lo estiveram em grande destaque neste evento. O Centro de Alto Rendimento de Surf de Viana do Castelo foi mesmo considerado um exemplo ao nível de estratégia de desenvolvimento de performance de alto rendimento, de inclusão e de relação com a comunidade.

Os representantes políticos e os delegados participantes tiveram também oportunidade de ter uma experiência de surfing. Para muitos foi a sua estreia numa prancha no mar. 

Na conferência "Best Practices”, Marta Paço e Tiago Prieto, elementos da Seleção Nacional de Para Surfing e do SCV, participaram em representação de Viana. Recorde-se que foi no âmbito da WSCN que Cisco Araña, idealizador da Escola Pública de Surf Adaptado da cidade de Santos, no Brasil, doou, em 2016, pranchas de surf adaptado ao SCV e sensibilizou-o para a inclusão social pelo surf.

Os WSCN Awards foram atribuídos pela primeira vez. Em representação de Santos, Cisco Araña recebeu o prémio 2023 “Inclusiva”, Viana do Castelo o de “Cidade de Surf”, João Zamith o de “Personalidade” e a Ericeira, em Mafra, o de “Sustentabilidade”. 

A Assembleia Geral anual da WSCN aprovou por unanimidade a passagem a membros efetivos dos quatro municípios candidatos: Nazaré; Matosinhos; Ribamontán al Mar, em Espanha; e San Bartolo, no Perú. Foi também nesta solenidade que se fundou o estatuto de Embaixadores Globais da WSCN com o objetivo de promover o desenvolvimento da rede e apoiar as cidades-membro.

Para a Presidência da WSCN foram eleitas por unanimidade Arica, no Chile, e Miraflores, em Lima, Perú. A Vice-Presidência foi para Las Palmas de Gran Canaria, Espanha.  

O legado da Presidência da rede mundial foi traduzido numa obra de design, da autoria do vianense Luís Branco, como símbolo da união das cidades mundiais de surf. Implantada junto ao Centro de Alto Rendimento de Surf, mereceu a inauguração oficial no dia 30 de setembro, com a indispensável presença institucional que encerrou o evento. O momento incluiu uma nobre homenagem a Pedro Martins de Lima, surfista falecido em fevereiro deste ano, considerado o "pai" do surf em Portugal, que havia participado no encontro da World Surf Cities Network em 2016, em Viana do Castelo, pela sua estima ao SCV.

 

ALOHA!

Somos Surf! Somos Clube! Somos Viana!

Definições de Cookies

Este website utiliza cookies..

Alguns são necessários para o normal funcionamento do website.