Artigos

CELTA E LUSO GALAICO JUNTAM OS TALENTOS DA EURORREGIÃO EM VIANA

Publicado em 08 / 06 / 2025

O primeiro fim de semana de agosto, 1 a 3, foi o eleito para celebrar a 2ª Liga CELTA e o 26º LUSO GALAICO (LG), uma organização conjunta do Surf Clube de Viana e da Federacion Galega de Surf.

A praia da Arda, em Afife, presenteou os competidores com uma ondulação consistente, a variar entre o 0,5 e 1 metro, acompanhado de altas temperaturas a rondar os 30ºC, para o deleite da comunidade surfista. Participaram nos dois eventos mais de 80 atletas. 

O CELTA, evento dedicado aos escalões de formação (sub 18) teve, este ano, o formato de prova única, tendo saído vencedores os surfistas Gonzalo Trapero e Ana Piñon, ambos da Galiza. No próximo ano, 2026, a Liga CELTA voltará ao formato de circuito com provas em ambos os territórios. 

O LUSO GALAICO soma vinte e seis anos de competição em território português continuando a potenciar o surfing do Norte de Portugal e da Galiza, estreitando as relações, fortalecendo a identidade cultural e impulsionando o turismo na Eurorregião dando assim um contributo notável para a cidade de Viana do Castelo como Capital da Cultura do Eixo Atlântico 2025.  

Em destaque ficou o atleta do SCV, Felipe Rodriguez, que se tornou bicampeão Surf Open. “É sempre um prazer competir num campeonato com tanta história e significado. O ambiente na praia, a camaradagem entre atletas e a união desta comunidade luso galaica tornam o evento mesmo muito especial”. 

No Bodyboard Open a vitória foi para o atleta poveiro de renome internacional, Ricardo Rosmaninho, que triunfou perante os difíceis adversários. “Agradeço ao SCV pela excelente organização de mais uma edição do LG, evento que já formou e lançou muitos atletas e para mim é sempre um prazer especial surfar nesta lindíssima praia”.  

No Surf Feminino a vitória foi para a surfista galega Daniela Alonso e no Bodyboard Feminino a vencedora foi a jovem promessa nacional Luana Dourado. No Longboard Open o vencedor foi Philippe De Goyri.

De destacar ainda a prestação do atleta do SCV e revelação do LG, Tomás Carvalho que ficou em 4º na final de Surf Open. "Para mim foi muito importante chegar à final porque foi um ano difícil em termos de resultados desportivos, por isso sinto-me super feliz com o meu desempenho pois era um resultado que já ambicionava há muito tempo”.

Charlie Gajewski, treinador e juiz da Deutscher Wellenreit Verband (Federação Alemã de Surf), está atualmente a realizar um estágio no Surf Clube de Viana. Este estágio incluiu a sua participação como juíz na Liga Celta e Luso Galaico, no âmbito do programa de mobilidade Erasmus+ Sport da Comissão Europeia. O próprio afirmou que “foi uma experiência muito positiva e de grande aprendizagem. Estou muito grato por ter vivido este evento desde a relação pessoal com a equipa técnica e trabalho técnico realizado.” 

Para João Zamith, presidente da direção do SCV, "o Luso Galaico é um clássico evento anual de surfing, um dos mais antigos da Europa, que promove, para homens e mulheres, três modalidades: surf, bodyboard e longboard. Trata-se de um evento de formação no qual já competiram muitos talentos do surfing tornando o LG uma referência internacional”. 

Boas Ondas! Melhor Surf! 

Definições de Cookies

Este website utiliza cookies..

Alguns são necessários para o normal funcionamento do website.