O Surf Clube de Viana (SCV) voltou a fazer história nas comemorações oficiais do Dia da Marinha em Viana do Castelo, ao organizar a 1.ª etapa do circuito da Taça do Norte 2025 para as categorias Mini Groms Sub 10 e Sub 12 de Surf e Bodyboard. Cerca de 60 jovens talentos dominaram ondas perfeitas na praia do Cabedelo, numa iniciativa vibrante que aliou competição, inclusão e cultura.
O evento arrancou com a visita oficial ao Centro de Alto Rendimento de Surf de Viana pelo Vice-Almirante José António Vizinha Mirones, Comandante-geral da Polícia Marítima e Diretor-geral da Direção-Geral da Autoridade Marítima, acompanhado pelo Vice-presidente da Federação Portuguesa de Surf (FPS), Pedro Monteiro, numa altura em que decorria, em simultâneo, o Training Camp “Open Ocean”, destinado a pessoas com deficiência. O dia começou com boas energias e terminou com grandes momentos desportivos e humanos, reforçando a ligação entre o mar, o desporto e a comunidade.
A competição, que reuniu os melhores talentos do norte de Portugal na praia do Cabedelo, teve como palco dois picos bem definidos, com ondas de meio metro que proporcionaram um verdadeiro espetáculo radical, digno do futuro do surf e bodyboard nortenho.
Para dar resposta ao elevado número de participantes, o SCV implementou um sistema de duplo palanque, com dois heats a decorrer em simultâneo até às fases finais. A organização foi exemplar, garantindo equidade e cumprimento rigoroso dos horários.
Na categoria Surf Sub 10, João Fontaínhas (ASN) conquistou o primeiro lugar. Destaque para Morgan Pierrot, atleta do SCV, que ficou na terceira posição.
Na categoria Bodyboard Sub 10 a vitória foi para o José Maria Taveira (CSN), seguido por Diogo Castro (CNP).
No Surf Sub 12, a vitória foi assegurada por Levi Hummel (CSC), seguido de José de Macedo (CRPM).
Em Bodyboard Sub 12, o vencedor da etapa foi João Gonçalves (CNP). Em 2.º ficou Tomás Azevedo (AON).
Esta competição ficou marcada pelo espírito desportivo e pela entreajuda entre surfistas e bodyboarders. Num ambiente de amizade e partilha, as novas gerações mostraram não só talento mas também maturidade e respeito, dentro e fora de água.
O ponto alto da entrega de prémios aconteceu a bordo do emblemático Navio Escola Sagres, onde foram distinguidos os vencedores de cada categoria. Também foram distinguidas a melhor atleta feminina do SCV, Leonor Vasconcelos, e no Bodyboard Margarida Lopes, atleta do CNP.
O momento contou com a presença de várias figuras de destaque, como o Comandante da Capitania de Viana do Castelo, Serrano da Paz, o Comandante do NRP Sagres, Sousa Luís, o Vereador do Desporto da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Ricardo Rego, e Pedro Monteiro, da FPS.
O Troféu do Norte é uma organização conjunta de quatro clubes nortenhos: Surf Clube de Viana (SCV); Associação Mar de Espinho (AME); Associação Surf de Aveiro (ASA); e Associação Onda do Norte (AON).
Além da competição, o evento foi espaço de cultura. No Navio Sagres, o artista João Ricardo Oliveira apresentou a performance artística “Curtinado Oceânico”. Também teve lugar o lançamento do livro de Pedro Arruda “O Mais Velho Surfista do Atlântico − uma história do surfing nos Açores”, numa sessão moderada por João Zamith, presidente do SCV, e que contou com convidados especiais, como o historiador José Carlos Loureiro e os surfistas Paulo Costa e João Macedo.
Esta foi a terceira vez que o SCV se associou às comemorações oficiais do Dia da Marinha em Viana do Castelo. A primeira vez foi em 1990, seguiu-se 2004 e, agora, 2025.
Boas Ondas! Melhor Surf!
Resultados Finais | 1.ª Etapa Dia da Marinha – Mini Groms
Sub 10 Surf
1. º João Fontaínhas
2. º Mateus Barbosa
3. º Morgan Pierrot
4. º Ivan Daryalov
Sub 10 BB
1. º José Maria Taveira
2. º Diogo Castro
3. º Gonçalo Ribeiro
4. º Duarte Fazendeiro
Sub 12 Surf
1. º Levi Hummel
2. º Zé de Macedo
3. º Delfim Ferreira
4. º Kelio Silva
Sub 12 BB
1. º João Gonçalves
2. º Tomás Azevedo
3. º Margarida Lopes
4. º Sofia Pinheiro
Melhores cumprimentos,
Gabinete de Comunicação do SCV
Português
English






